REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

quarta-feira, 5 de março de 2014

UM MEMORIAL DE DESPEDIDA!

" Das pessoas que se ama, não existe adeus, porque levo-as sempre comigo aonde vou!"
             ODETTE DOS SANTOS CRUZ :    13.06.1925   -    26.02.2014

Escrever sobre despedida não é fácil em nenhuma circunstância, ainda mais quando a partida é definitiva: minha mãe morreu!
Sem explicação como os laços afetivos movem nossas entranhas. Naquela 4a. feira, dia 26 de fevereiro (2014) acordei muito angustiada, um aperto no coração, fazia minhas orações diárias e a meditação da manhã e comecei a chorar copiosamente e a figura da minha mãe e irmã na mente....Uma sensação e uma dor inexplicável me levava a um pranto muito intenso e na minha tristeza coloquei a vida da Mamy nas mãos de Deus  e em oração me lembro de ter dito:
_ Deus, não vou falar mais sobre isso e assinalei a causa na minha agenda de oração.
Demorou um certo tempo e meu coração foi se acalmando , as mãos pararam de tremer e tudo de aquietou e segui minha rotina diária. Naquele mesmo dia , mais ou menos 15 hs, minha irmã telefonou dizendo que a Mamy não estava bem e que ela iria levá-la ao hospital. Mas na verdade não deu muito tempo e às 16 hs ela telefona chorando muito , avisando que a Mamy havia falecido. Foi um (baque) , mas parecia que não era surpresa, parecia até que eu já sabia...
Só alguém que já passou por esse momento , sabe a dor da despedida. Não era minha primeira vez, meu pai já muitos anos atrás... Então hoje depois de tudo já passou e acabou quero deixar registrado um memorial de gratidão aos meus pais ( Paulo e Dedé ou Mamy)...
A figura que guardo do meu pai é de um homem alegre, trabalhador, risonho, brincalhão, sociável, e que gostava de viajar. Um homem responsável que ia trabalhar todos os dias de bicicleta debaixo de sol ou chuva para nada faltar em casa para a família.Chamava minha mãe carinhosamente de "Gutcha" ....
A Mamy sempre foi muito simples, veio de família humilde, minha avó veio no navio de imigrantes da Itália( Calábria) para o Brasil para trabalhar nas lavouras ...Minha mãe nasceu aqui e quando jovem foi trabalhar na colheita de algodão e depois que pai e mãe faleceram, foi trabalhar como copeira numa pensão em São João da Boa Vista, onde conheceu meu pai, se casaram e vieram para São Paulo. A Dedé gostava de escrever poesias, contar histórias e uma delas que ela sempre me contava e a gente ria muito, era que um dia ,quando criança, estava indo para a escola  e sempre precisava passar dentro de um pasto, e naquele dia em especial o touro saiu em disparada atrás de todo mundo...foi uma correria só. Foram tantas as dificuldades para estudar que ela estudou bem pouco, mas mesmo assim ajudou todos os filhos a aprender e buscar crescer e saber mais do que ela...dizia sempre:
_ Até onde eu souber, ajudo, depois é com vocês, mas sempre sentava junto e acompanhava...
Mamy das histórias, das lembranças do passado, uma mulher de garra, chegou a ajudar o a criar o neto mais velho ( o Paulo Antonio ) , a mulher de Deus, que gostava de ler, a Bíblia em especial, que leu 52 vezes... Já viúva, sofreu muito depois do derrame, imagine uma mulher muito ativa, ter que ficar numa cama, não era fácil prá ela, quantas vezes queria por o pé no chá e andar e não conseguia. Ficou assim 31 anos e não murmurava, amava Deus e sempre dizia que queria ir encontrar o seu Senhor!  E Ele a ouviu e a levou ao seu descanso eterno no dia 26.02.2014 - 16 hs.
Sua despedida de todos nós aconteceu no início deste ano aqui em casa, quando pode rever, filhos, netos e bisneto e família....Mesmo debilitada, conversou um pouco e bem baixinho sorriu, tirou foto com as netas ( Poliana e Jéssica) que rapidamente postaram na Internet...Parecia que só estava faltando isso para ela poder partir...e foi!
Mamy descanse em paz, nos encontraremos todos ao lado do Pai Celestial e você ficará para sempre na memória do nosso coração , na nossa vida. Te amamos sempre! Obrigada por você ter sido o que era e nos ter ensinado a ser o que somos hoje!
Nosso carinho e gratidão à nossa irmã Ely Ana, que durante 31 anos cuidou com amor, dedicação e todo afinco da Mamy. Do Senhor virá sua recompensa e honra e de todos nós o reconhecimento, o amor, o apoio, o companheirismo sempre!   
Eni A.S.Cruz Devidé  :( FAMÍLIA SANTOS CRUZ: PAULO- NOÉ - ENI - ELY ANA )