REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

quinta-feira, 1 de julho de 2010

JANELA OU PORTA ABERTA:TANTO FAZ!


Na lateral de onde moro tem uma Janela, Janela/Porta, ou Porta/Janela ou simplesmente Porta, não sei.. tanto faz....
Não é que passo muito tempo ali, mas o pouco que passo, visualizo  a "cotidianidade "de vida de muita gente. Há aqueles que estão trabalhando e muito, numa nova contrução, um prédio grande que infelizmente daqui a alguns meses vai encobrir parte da minha paisagem. Vejo um casal de cães com seus filhotes, latindo,  para quem passa encostado nas grades da casa. Vejo gente andando apressada para algum compromisso, gente caminhando fazendo exercício! Já vi gente aflita, gente tranquila, gente passeando com seus cachorros, a feira da vila. Carros chegando, carros saindo, da igreja da esquina. No prédio do lado há uma piscina, ainda vazia, é inverno no tempo, inverno na vida! Mas o prédio é festeiro, agenda lotada nos fins de semana, sinal de vida, relacionamentos...
Vejo casas, árvores, estrada, movimento, o tempo não pára, como dizia Cazuza! O sol bate à tarde, aquece os que fogem do frio , do vento sussurrante.... A lua nasce, o sol se põe; o pintor celeste tinge o horizonte de matizes vermelho-alaranjados e o "gigante de fogo" dá lugar ao "queijo dourado" solitário num céu azul-acizentado pincelado de estrelas metalizadas como um glitter derramado! A vida não pára! Interligo a poesia com a Bíblia e vejo lá:
1. A porta como símbolo de oportunidade
"... porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu, e há muitos adversários." 1 Co 16:9
O apóstolo Paulo tinha seus projetos direcionados pelo Espírito Santo, as oportunidades à vista, mas como sempre e em tudo na vida, barreiras, dificuldades, inveja, opositores humanos e espirituais , não lhe faltavam. Isso te faz lembrar alguma coisa? Quantos de nós já não passamos por circunstâncias tais quais estas? Pode bater um desânimo, mas a Palavra te levanta novamente:
"Conheço as tuas obras...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar...que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome." Ap 3:8
" Depois destas coisas, olhei e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi.."Ap 4:1
Alguém já disse: "Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela! A porta que Deus fecha, ninguém abre, e a que Ele abre, ninguém fecha!" Os meios para os fins determinados pertencem a Ele!
2.A porta como segurança em Cristo
"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará e sairá e achará pastagem. "Jo 10:9
A conotação identifica Cristo como o Supremo Pastor das Ovelhas, com sua ação salvífica, trazendo vida e provisão. A idéia de " entrará, e sairá e achará " demonstra a segurança que temos em Cristo como a porta para as entradas e saídas da vida. Porta sempre tem a percepção de que é algo pelo qual você tem que fazer uma opção, escolher: ir ou ficar..... , mas tem que ser feito....tem que se passar....
3.A porta é o próprio Cristo
Entretanto muito além de qualquer visão humana que possamos ter ou não , pelas Janelas ou Portas da vida, Jesus diz:
" Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão."  Lc 13:24
A porta é estreita porque Cristo é a única Porta e o arrependimento e a fé são as únicas formas de entrada. Oh! Graça! Favor imerecido que nos alcança a todos por causa do Amor de Deus em Cristo Jesus!
Que Deus nos conceda a sensibilidade  desta Graça, que aquieta o espírito, alivia a alma, nos deixa perplexos, espantados diante de um Deus que nos chama pelo nome, que pôs o nosso sobrenome, que nos tem gravado nas palmas de Suas Mãos! Deus que nos ama, pecadores e tudo o mais que possamos ter , ser ou fazer, e que aos Seus Olhos  não representam absolutamente nada. Queremos apenas ser gente no meio de tanta gente, mas gente que quer estar perto de Deus! Gente que pode até enxergar as  humanas JANELAS/PORTAS ABERTAS , mas muitas vezes não consegue enxergar as JANELAS/PORTAS ABERTAS da incorência divina, simplesmente por não entendê-las , mas mesmo asim quer visualizá-las pela perspectiva da Graça!
Brennan Manning no seu livro ( Evangelho Maltrapilho- pág. 104-105) )escreve " Peçamos a Deus a dádiva que ele deu a um inesquecível rabino , Joshua Abraham Heschel:Querido Deus,, dê-me a graça do assombro. Surpreenda-me, maravilhe-me, encha-me de assombro em cada pequena  fenda do seu universo. Conceda-me o deleite de ver como Jesus Cristo  age em dez mil lugares, adorável em mãos e pernas, adorável ao Pai em olhos que não os dele, nas feições dos rostos dos homens. Arrebata-me a cada dia com suas incontáveis maravilhas. Não peço conhecer a razão de todas; peço apenas compartilhar da maravilha de todas."
Que possa também ser esta a nossa oração!
Pra. Eni A.S.Cruz Devidé