
"Aconteceu que ao apertá-lo a multidão para ouvir a Palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes." Lc 5: 1-2
Gosto muito deste texto e vejo nele características que nos são comuns :
1) HÁ SEMPRE GENTE QUERENDO OUVIR A PALAVRA DE DEUS
O texto diz que havia uma multidão para ouvir a Palavra de Deus. Isso com certeza nos relembra que à nossa volta estão vários tipos de pessoas com necessidades peculiares esperando quem lhes fale o que estão precisando ouvir.
" como porém , invocarão aquele em quem não creram?E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito : ?Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Rm 10: 14-15
"Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor. E então dirigiu-se aos discípulos : A seara, na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai pois ao senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara." Mt 9: 36-38
2)HÁ PESCADORES DISPONÍVEIS, AINDA QUE POUCOS
Percebemos pelo texto que eles haviam desembarcado, mas no cotidiano de suas vidas não deixaram de ser pescadores, era sua vocação, mesmo em terra , estavam envolvidos com o barco. Me lembrei de Moisés:
" Perguntou-lhe o Senhor: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe Moisés: Um bordão."Ex 4:2
"Toma pois este bordão na mão, com o qual hás de fazer os sinais." Ex 4: 17
" ... Moisés levava na mão o bordão de Deus." Ex 4: 20b
A pergunta divina não nos parece pertinente, por causa do que nos parece o óbvio: O que tens na mão?porque muitas vezes não valorizamos o que temos nas mãos, não nos parece muita coisa.
Mas o simples bordão na mão da pessoa certa, na hora certa, com a direção certa, com o patrocinador certo, virou BORDÃO DE DEUS!
O barco em questão no nosso texto não era de Jesus, mas quando Ele entrou nele, virou instrumento divino para os pescadores.
Os 5 pães e 2 peixinhos era somente um lanche, mas na mão de Jesus, saciou uma multidão.
O burrinho foi emprestado, não era de Jesus, mas quando Ele se assentou nele, se transformou num meio onde Jesus entrou na cidade e foi exaltado: " Hosana!"
3)HÁ SEMPRE OS QUE VÃO LAVAR AS REDES
O texto não relata, mas quem sabe entre os que lavavam as redes haveria ajudantes do barco pesqueiro, os pescadores sem barco? Mesmo quem sabe sendo uma idéia imaginária, mas eles também estariam engajados no mesmo propósito: PESCAR!
Nessa perspectiva podemos interpretar dentro do Reino de Deus, como há uma diversidade ministerial:
"E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo." Ef 4: 11-12
A conotação "grega" para pescador significa " capturar algo vivo", e seu tempo sugere uma ação contínua. Foi isto que Jesus ensinou aos seus discípulos e eles pela obediência, fizeram grande pesca. Contextualizando podemos aplicar que alguns há que tem os barcos, outros há que são pescadores, há os que lavam as redes, mas acima de tudo há um grande MAR à espera de todos, então que tal: VAMOS PESCAR VIDAS PARA O REINO DE DEUS?
Pra. Eni A.S.C.Devidé
"