REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

quarta-feira, 21 de julho de 2010

GENTE

"SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!" Shakespeare ponderou  este expediente filosófico num de seus personagens na peça " Hamlet".
Quem se faz esta pergunta, instintivamente está se questionando  quanto a barreiras que enfrentará em alguma mudança para alcançar algum objetivo. Dilema existencial, crise do ser, ter ou fazer, não é como diríamos " privilégio de caricaturas teatrais", a resposta para alguns quanto a " ser ou não ser" pode ser simplesmente "não importa, sou assim, não tem jeito". Os becos sem saída das nossas vidas nos levam a todos indistintamente a termos aqueles " rompantes" de questionamentos. Nossa tendência natural enquanto humanizados, ensinados e disciplinados numa cultura secularizada é partir para as indagações. Quanta hipocrisia,  é a sensação que nos vêm...Esse e tantos outros posicionamentos tem criado uma geração, doentes no corpo, na mente, no espírito. Seria este tipo de GENTE  a que Jesus se referia quando olhava para eles, com olhos de compaixão e misericórdia?
"Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor." Mt 9:36
Jesus pintou uma tela que existia naquela época e que perdura até hoje e sempre haverá: gente aflita e exausta....QUEM É ESSA GENTE?
1) OS DESESPERANÇADOS DO MUNDO
Não precisamos ir muito longe para encontrá-los, pode  ser o vizinho da porta ao lado, as mulheres sem  amor próprio ou machucadas pelo destino, ou sem lar, sem família, ou sem identidade própria que se escondem sob uma falsa fachada, outras que se põem nas esquinas ganhando o que dizem ser vida fácil, mas que de fácil , não tem nada. Andantes sem rumo, ou que perderam o rumo, homens e mulheres, famílias inteiras sob uma ponte ; ou gente de casas abastadas, ricos de bolso, pobres de coração, ricos na conta corrente, vazios porém na alma. Gente decepcionada com gente, com a esperança, com a fé, gente que o mundo esqueceu, fechou os olhos , fingindo não ver, porque lhe é conveniente com a consciência natural e social. Gente que se desiludiu com os caminhos tomados na vida, e que sem perspectiva, pensam em "dar cabo " dela... Gente que fracassou, gente que um dia sorriu, teve amigos, amou, chorou, prosperou, perdeu tudo por contingência da vida ou por incompetência pessoal.
" Ao desembarcar , viu Jesus uma multidão e compadeceu-se deles... E passou a ensinar-lhes muitas coisas ." Mc 6:34
Comodismo, ver estas coisas acarreta trabalho, desgaste, não temos respostas prá tudo, soluções...Enquanto Jesus via ovelhas aflitas e exaustas, gente que precisava de alguma coisa mais ,que só Ele poderia lhes dar, alguns fariseus de nossa cultura atual diriam: Bem feito, isto é fruto de suas escolhas erradas!
" Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque se alguém se julga alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana...... Porque cada um levará o seu próprio fardo." Gl 6: 2-5
Deus não nos isenta de uma responsabilidade pessoal, mas também nos leva a enxergar uma outra , social, coletiva, espiritual... Já trabalhei em cadeias públicas, tanto femininas quanto masculinas, é um ambiente hostil, deprimente, chance há para todos, mas nem todos a querem, sejam lá dentro, quanto fora dela.:
" Sabemos que somos de Deus e que o mundo jaz no malígno." 1 Jo 5:19
QUEM É ESSA GENTE?
2)OS DESESPERANÇADOS DE SI MESMOS
Parece paradoxo, jogo de palavras, mas o que uma baixa auto estima pode fazer? Hoje existem programas
de TV que tratam de uma mudança radical tipo " Dez anos a menos " e outros mais; melhora-se o exterior, ajuda e muito o interior, entretanto para alguns a crise de identidade ainda continua lá dentro, enrustida sob uma fachada maquiada. Não é uma crítica  de que isto seja ruim, pelo contrário, ainda bem que pelo menos há isto, mas vai além da  aparência e de uma casa nova, para reerguer alguém é preciso mais...Nem tudo que fizermos trará um resultado esperado, mas deve haver sempre uma tentativa...
Pode parecer conversa de quem não tem o que fazer, de gente desocupada, mas egoismos à parte,  se Jesus falava de multidão exausta e aflita, significa que há muita gente assim...
" Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me."Mt 25:35-36
Toda nossa oferta seja de que tipo for e para que GENTE for, tem e deve ter DEUS  como fonte e JESUS como foco. Respostas só pela vida de JESUS CRISTO DE NAZARÉ!
Pra. Eni A.S.Cruz Devidé