REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EXÍLIO

" Quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Dar-me-ia pressa em abriga\r-me do vendaval e da procela." Sl 55: 6-8

Há certos dias na vida, em que a gente olha à nossa volta e pensa que realmente gostaria de estar em outro lugar, em outras circunstâncias... Se existe Síndrome para isso, vamos aproveitar o que está em voga e daríamos o nome de SINDROME DO "COMER- REZAR-AMAR."
Acredito que todo mundo passa por isso em algum momento da vida, quando há um súbito interesse por coisas novas, lugares novos, gente diferente... À busca pelo novo, vejo como algo saudável, porque o comodismo nos leva à estagnação, enquanto por outro lado, a procura , a busca pelo diferente nos leva ao crescimento!
O filósofo Mário Sérgio Cortella diz no seu livro " Não nascemos prontos" , vamos nos construindo pela vida afora; não ficamos velhos, acabados, mas caminhamos rumo à uma obra aperfeiçoada. REalmente o que envelhece e se desgasta com o tempo é tudo aquilo que já nasce feito, pronto, sapato, roupa, eletro doméstico...
Meditava nas palavras do salmista Davi e me ocorreu alguns sentimentos relacionados ao texto:
" Quem me dera asas como de pomba..." (V.6a)
1) SENTIMENTO DE FUGA
Quem algum dia já não teve esta sensação?: Deixar tudo e buscar alternativas, novidades!Não se trata de relegar tudo que já foi vivido e conquistado, mas de saciar o desejo da alma por mudança..  A figura da pomba citada por Davi, me lembra vôo , paz,  serenidade, sair de um lugar , ir para outro. Mudança implica em situações inesperadas, lugares diferentes, gente desconhecida, é sair da Zona de Conforto, sair da Zona de Segurança... Entretanto também pode significar Oportunidade para algo que ainda não se viveu...Muitos de nós encaram situações como esta como Crise, mas Crise nada mais é do que CRIE (se tirarmos o S), hora , local, chance para desafios...
Veja Davi, num momento destrutivo frente traidores que não lhe eram estranhos, mas bem conhecidos:
" Com efeito, não é inimigo que me afronta, .... mas é tu, homem meu igual...." Sl 55:13
Entretanto o próprio DAvi conclui:
" Então se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra." Sl 58: 11

" Voaria ... e acharia pouso.." (v. 6b)
2) SENTIMENTO DE URGÊNCIA
Escolhi o tema " EXÍLIO" porque muitas vezes é isso que desejamos , não como uma situação imposta, mas como algo de refrigério para um novo " start".
Exílio não no sentido conotativo de perdas, coisas preciosas que são deixadas para trás; mas ao contrário, um novo chão...novas possibilidades...novos campos..nova paisagem..nova gente...novas sensações..novas experiências..novos cânticos.. nova visão...embora o propósito e a vocação sejam imutáveis...
" Desperta ó minha alma! Despertai lira e harpa! Quero acordar a alva." Sl 57:8
Aproveito a deixa do texto para uma figura ilustrativa: como se acordando cedo para aproveitar bem o tempo, antes que nasça o sol e chegue à pino não se podendo fazer tudo quanto se quer, por causa da  alta temperatura.

" Dar-me-ia pressa em abrigar-me.." (v. 8)
3) SENTIMENTO DE PROTEÇÃO
O novo sempre nos intimida, o desconhecido nos traz a todos um sentimento de insegurança. Frente a ansiedade , Davi desabafa seus medos quando fala da pressa em se proteger, se abrigar do que via rolar à volta de si.
" Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja como terra árida, exausta, sem água. Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porqu a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam...A  minha alma apega-se à ti; a tua destra me ampara..."
Sl 63: 1-3, 8

Então amados, em tudo isso, não importa o quando, o onde, a que horas, em que lugar for, quais pessoas forem, seja que Exílio for:
" Se subo aos céus, lá estás; se faço a cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada, e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá." Sl 139: 8-10
Ele é o EMANUEL: DEUS CONOSCO!
Gostaria de terminar citando trecho de uma poesia de Manoel Bandeira:

" Vou me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei.....

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau de sebo
Tomarei banho de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio...  "

Pra. Eni A.S.Cruz Devidé