REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

sábado, 23 de outubro de 2010

" AMARCORD "

"Pois minha testemunha é Deus, da saudades, que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus." Fp 1:8

 " Quando se gosta da vida, gosta-se do passado, porque ele é o presente tal como sobreviveu na memória humana!" Marguerite Yourcenar ( 1903- 1987)
Li recentemente que em 1973, Fellini, famoso cineasta italiano filmou sua obra AMARCORD, onde recorda saudosamente da infância vivida em Rimini, sua terra natal na Itália.  O curisoso disso tudo é que em alguns dialetos da terra esta palavra significa " eu me lembro", isto é, está guardado dentro de mim, pois o termo latino " cor - cordis" é coração!
Foi refletindo nisso que cheguei à conclusão de quantos " amarcord " temos dentro de cada um de nós! 
Recordei o poeta Casimiro de Abreu quando dizia: " Ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida...da minha infância querida, que os anos não trazem mais..."
Às vezes como já escrevi anteriormente, nossa mente é como uma caixa de recordações , de onde, quando abrimos, tiramos doces lembranças , assim como tristes fatos...
Séculos passados havia uma expressão na medicina européia " nostalgia " que era junção do grego " nostos" ( regresso) e " algòs " ( dor), no sentido de volta da dor; depois a expressão virou conotação para " forte desejo de retornar, no caso à Pátria natal. Hoje o sentido do termo passou a designar saudade profunda de tempo, lugar, pessoas, situações e para alguns  até num senso  de sofrimento, dor na lembrança...
Quando penso em saudade " eu me lembro" de tantas coisas...
Você quando lê Saudade, também não tem sua mente inundada por tantos detalhes que construiram sua vida?
Lembro com saudades das minha bonecas, onde aprendi o sentido de família, cuidado...
Saudades das memórias que geraram em nós crescime, pois foram fonte saudável de vida!
Lembro do outro lado da Saudade: morte, separação, enfermidades, lutas, dificuldades, perdas; mas tudo construiu algo maior; minha história, assim como para cada um, sua própria história, um legado que sempre tem algo a ensinar!

1)DEUS É TESTEMUNHA
Quando o apóstolo Paulo  usou desta expressão, queria talvez afirmar , que o íntimo de cada um de nós, não há quem o conheça melhor, do que o próprio Deus:
O salmista Davi escreveu:
" pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra." Sl 139: 13-15

Quantas  situações  viveu na carne o apóstolo, no entanto, mesmo assim, ainda ele podia dizer " Deus sabe.."
Para nossa felicidade podemos nos alegrar no fato de que "nada " pode roubar da nossa vida, os fatos que construiram aquilo que somos.. e que podemos edificar..  e que podemos  para também fortalecer e inspirar outros.

2) DEUS SABE DA  SAUDADES
Será que todos foram bons para com ele? Com certeza não, mas na sua memória seletiva, havia lugar para a lembrança de muitos que passaram no seu caminho...
A quantos ajudou? Por quantos foi ajudado? A quantos conheceu? A quantos abençoou? Por quantos foi abençoado ? A quantos caminhou uma segunda milha? A quantos deu a capa? A quantos mostrou " O Caminho"?  A quantos socorreu? A quantos curou? A quantos estendeu a mão?  A quantos deu ouvidos? Por quantos foi ouvido também?
É, o que dcirige o mundo não são as respostas, mas as perguntas! De preferência, as certas...
Nada do que fazemos ou do que nos fazem, passa despercebido aos olhos do Pai!
" A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão." Pv 10:7

3) DEUS NOS DÁ CAPACIDADES ESPECIAIS
( ...na terna misricórdia de Cristo Jesus.)
Quero dizer com isso, mesmo diante das lembranças, sejam de que tipo são, ainda há em cada um de nós uma capacidade vinda de Deus, para amar, perdoar, lembrar, esquecer...
A saudade nos reporta a dois aspectos, para uns , senso de perda, para outros , alívio...
Deus é maravilhoso em nos ter feito com um cérebro capaz de armazenar tantos detalhes , por isso fico imaginando como é triste enfermidades  que apagam as memórias, as lembranças das quais pode-se ter ou não saudades!
Lembremos sempre que recordações boas ou não, são nossa fonte de inspiração, saudades de bons tempos, lições aprendidas nas profundezas dos nossos abismos, mas tudo contribuiu para seguirmos à frentre e avante, contruindo novas etapas da nossa história que adiante,
  também serão saudades!
Há um provérbio indiano que diz: " é melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa, com perfeição!"
Reflitamos:
" Ontém só acabará amanhã, e amanhã começou  ha dez mil anos!" William Faulker

Pra. Eni A.S.Cruz Devidé