REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESCOLHAS

Alice, aquela do País das Maravilhas, chegou numa encruzilhada e viu o Gato no galho de uma árvore e na dúvida lhe perguntou:
- Sr. Gato, há aqui vários caminhos, qual devo seguir?
    - Prá onde você quer ir?
    - Não sei, respondeu ela...
    - Bem, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve!
Quantas vezes nos deparamos com situacão tal e qual a da Alice...
Por circunstâncias ou por iniciativa própria às vezes somos levados por caminhos inesperados onde a ordem do dia é : ESCOLHAS!
Nem sempre as opcões aparentemente melhores serão as certas, outras há por sua vez que tem pequenos comecos, que poderão prosperar se estiverem acompanhadas da aprovacão divina. Caso como este sucedeu entre Ló e Abrão, conforme a narrtiva bíblica:
"Acaso não está diante de ti toda a terra? Que nos apartemos um do outro; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão , que era toda bem regada( antes de haver o Senhor destruido Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai a Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló nas cidades da campina e ia armando suas tendas até Sodoma." Gn 13: 9-12
Para não haver divergências familiares fizeram uma escolha de cada um seguir por caminhos diferentes.
1) APARÊNCIAS NOS ENGANAM
Ló fez sua escolha baseada numa aparência, seus olhos viram a campina reverdecente do Jordão , bem regada , como um jardim. Provavelmente deve ter lhe passado pela mente:
_ Vou me dar bem, por isso vou por aqui...
Sendo o primeiro a optar, prefiro o melhor, pensou e se foi...
"Há caminhos que parecem de vida, mas nos conduzem à morte ."Pv 14:12
Na nossa vida podem aparecer muitos atalhos para que possamos chegar antes, ou mais rápido aonde queremos chegar, mas que por sua vez esconde trilhas cheias de voltas, curvas, e lareiras sem saída!
Atalho significa muitas vezes , atitude de quem não quer ter trabalho, quem busca facilidades....
Ló iria andar mais tarde por veredas muito difíceis, onde as escolhas seriam mais complicadas, num início  que fora aparentemente melhor...
"Ora, os homens de Sodoma, eram maus e grandes pecadores contra o Senhor."Gn 13:13
2) PROMESSAS NOS GARANTEM
Abrão ficou com a segunda trilha, uma vez que Ló escolhera a aparente melhor. Porém, enquanto Ló optara pela Visão dos olhos, Abrao ficou com a Visão da Promessa. 
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para uma terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nacão  e te abencoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bencão! Abencoarei os que te abencoarem, amaldicoarei os que te amaldicoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."Gn 12: 1-3
Seguir uma promessa, requer fé, porque não há aparentes evidências, e fé é isto mesmo, crer sem ver, é dar um salto no escuro, mas nos bracos de Deus! 
Há exigências, renúncias, desafios, preparo, escolhas prementes, urgentes onde nào pode haver procrastinacão , pois são imediatas, o Hoje, o já , o agora, "the start is now!" 
Quais escolhas a Promessa requer?
No caso de Abrão e que também reflete em nós foi:
a) sair da zona de conforto ( sua terra)
b) sair da zona de seguranca( parentela - meio ambiente socio-cultural, econômico)
c) sair da zona afetiva ( casa do pai)
Qual porém foi a garantia da Promessa Divina: 
"de ti farei uma grande Nacão e te abencoarei e te engrandecerei o nome..."
Olho para a palavra "Sê tu uma bencão !"numa conotacão como se Deus estivesse dizendo tanto a Abrão, quanto a cada um de nós, que andamos por fé e não por vista:
- Vai lá e vive o que você crê de Mim, exercita sua fé, Eu vou cumprir a Palavra dita a você!
Faz a tua parte e deixa a Minha que eu garanto...
"Essa é a razão por que provém da fé , para que seja segundo a graca, a fim de que seja firme a promessa  para toda a descendência , não somente ao que está  no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abrão , como está escrito: Por pai de muitas nacões te constitui, perante Aquele no qual creu, o Deus que chama à existência as coisas que não são, como se já fossem..."Rm 4: 16-17
Isso me fez lembrar a história do garotinho que num lance de birra, comunicou o pai e a mãe que iria fugir de casa. Pegou seu triciclo e foi para a rua e ficou dando voltas na quadra de casa.  Alguém viu e perguntou a ele:
_ O quê você está fazendo?
_ Vou fugir de casa, disse ele.
- Como assim, dando voltas na quadra de casa?
- É , responde ele, minha mãe sempre me ensinou que é perigoso ir longe de casa...
É bem assim , as promessas nos protegem, ainda mais quando Aquele que  a fez, é também Fiel para a cumprir!
"Porque quantas são as promessas de Deus, tantas tem nEle o sim; porquanto também por Ele é o Amém para a glória  de Deus, por nosso intermédio."2 Co 1:20
Sendo assim, que Deus nos dê discernimento, sabedoria, paciência nas ESCOLHAS, para que não nos deixemos seduzir pelas aparências , mas nos firmemos no melhor, no eterno, naquilo que não se esvai , ainda que tenhamos dia a a dia para esperar, mas lembrando sempre que vale a pena!
Pra. Eni A.S.Cruz Devidé