REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMER,BEBER,DORMIR,LEVANTAR!


Parece música sertaneja , não é mesmo? Mas , não é! É a realidade não em verso, mas em prosa... Pensando bem , para muitos, aliás, a primeira parte "Comer, Beber" é irreal num país onde ainda se luta para ter Fome Zero- Saneamento Básico- Água encanada- Educação para todos! Se somos perspicazes, já pegamos o fio da meada : o quê será que está faltando nesta continuidade:  COMER-BEBER-DORMIR-LEVANTAR. ...???Dependendo da situação de quem estiver lendo, cada um pode dar sua própria resposta condicionada aquilo que lhe possa ser peculiar...Alguns podem dizer: Diversão, Amor, Tempo, Trabalho, Viagem, Prazer, Silêncio, Barulho, Esporte, Amizade, Companheirismo etc...
Muitos gostam do cotidiano, outros não, dai arrumam alternativas para fugir dele. Li nestes dias no Jornal Folha de São Paulo- Copa 2010, um artigo, cujo nome do autor me foge no momento, mas ele dizia:"Com exceção de algumas pessoas que adoram ou fingem gostar do cotidiano, por medo e/ou por não conhecer ou por não ter outras possibilidades, o ser humano sonha em se tornar um cidadão do mundo. Mas, quando viaja por um tempo maior, morre de saudade de sua rotina das pequenas coisas. Quer ser muitos em um só...( "Sou o que penso, mas penso ser tantas coisas." Fernando Pessoa) "
Ouvi a frase temática deste meu escrito, por parte de uma amiga, Missionária Solange, referindo-se ao tempo de Deus dentro do cotidiano da nossa vida. Desde que ouvi isso, não me saiu da cabeça um personagem bíblico que viver esta história do COMER-BEBER-DORMIR-LEVANTAR!
"Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.
Então ,Jezabel, mandou um mensageiro a Elias: façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo pois, Elias levantou-se, e para salvar sua vida, se foi....Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro, eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levante-te e come...Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu e com a força daquela comida, caminhou 40 dias e 40 noites, até Horebe, o monte de Deus."
 I Rs 19: 1-8
Isso é cotidiano? Que cotidiano então??!!!!O cotidiano do profeta incluia coisas novas, uma de cada vez.
1)O profeta enfrenta uma crise com Jezabel e Acabe e prediz uma grande seca ( 1 Rs 17:1).
2) O profeta encontra nas Torrentes de Querite, um lugar de renovação e sustento milagroso através dos corvos ( I Rs 17:3)
A fonte secou e agora?
3) O profeta experimenta resposta num  milagre, daí Sarepta( do hebraico fundir) significar para ele, Cadinho, lugar de moldagem, refino de Deus!( I Rs 17:9) "Cadinhos " criam em nós , semelhança com Cristo.
4) O profeta enfrenta confronto, figura do palácio de Acabe ( I Rs 18:1)
5)O profeta Elias no Monte Carmelo, tem a figura do sobrenatural , o mover de Deus em meio às lutas espirituais( I Rs 18:24)
6) O profeta restaura o Altar, figura de Pacto e Aliança de Deus com os seus( I Rs 18:30)
7) O profeta no Ribeiro de Quisom, figura de lugar de acerto, novo começo ( I Rs 18:40-42)
8) O profeta apresenta, depois de tudo que passou, os sintomas do desânimo, frente às ameaças, depois da guerra espiritual ( I Rs 19:2). Seu instinto de sobrevivência o impulsiona a Berseba, figura de lugar de medo, morte, solidão, espera, aguardo ( I Rs 19: 4)
Aguardar o quê? COMER-BEBER-DORMIR-LEVANTAR!
Era nesse tempo tão somente para: COMER-BEBER-DORMIR-LEVANTAR! Só isso? Só isso!!!!
Depois disso, então, o que parecia uma triste e inglória rotina, com a força daquela comida e descanso, caminha 40 dias e 40 noites até Horebe. Aqui sim, no Monte de Deus, vem a entender o porquê do COMER-BEBER-DORMIR-LEVANTAR!
Em Horebe o profeta encontra afinal sensação de alívio da  solidão, do enfrentamento dos seus medos, quando"Shekinah" de Deus o comissiona e confirma sua vocação para mais uma Grande Missão( I Rs19: 15-18) Isso é cotidiano, rotina ?Nem pensar!
" Tu vês muitas coisas, mas não as observas, ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves." Is 42:20
O texto parece descrever cada um de nós em meio às lutas, quando predemos o foco da vocação e desviamos o olhar de Deus. Mas esse é o Deus que faz novas todas as coisas!"
" Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova que está saindo à luz, porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo..." Is 43: 18-19
Deus  age de muitos e diferentes modos que muitas vezes nos são incompreensíveis, então que venha Coisa Nova, Senhor!
Pra. Eni A.S.Cruz Devidé