REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BARREIRAS

" ...ASSIM TAMBÉM ANDEMOS NÓS EM NOVIDADE DE VIDA " ( Rm 6:4b)

Novidades, todo mundo as aprecia, e não estou me referindo a fofocas, mas em praticidades para o cotidiano, haja visto que qualquer Bienal UD atrai muitos curiosos consumidores. Um questionamento á partir disto: por quê não temos esta mesma postura com relação à vida?
Notadamente percebemos que indivíduos, famílias, empresas tem " seus códigos" tão acentuados e assim acabam resistindo ao "novo".
Novidade de Vida é um princípio divino: " ...como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." (Rm 6:4 b)
Ressurreição de sonhos, planos, da própria vida em si, deveria ser a alavanca que nos impulsionaria para frente, para o alto!
O filósofo , professor Mário Sérgio Cortella cita num de seus livros: " A mudança se faz com os audaciosos, não com os aventureiros.... Coragem não é a ausência do medo...Mudar é complicado, sem dúvida, mas acomodar , é perecer! .... O crescimento na história da humanidade se dá quando a gente tem dúvida. quando a gente só tem certezas , o máximo que faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo( a mesma praça, o mesmo banco, o mesmo jardim)!"
Um bom exemplo de como tratamos " o novo" está na história bíblica  ( 1 Sm 17) Saul, Davi e Golias .
O homem de grande estatura ( Golias) afrontava os exércitos do Rei Saul e acima de tudo ao Deus , em quem eles criam., porque não havia um guerreiro competente que lhe fosse advdersário hábil para o derrotar.
O único corajoso que se ofereceu para enfrentá-lo era um simples pastor de ovelhas.
Que habilidades teria um pastor de ovelhas para fazer frente a um ardiloso guerreiro tipo Golias?  A própria família foi a primeira a um desestímulo( 1 Sm 17:28), através da boca do irmão, nem foi do pai...
Por sua vez, o rei Saul, procura saber "o currículo" do voluntário para uma avaliação adequada ou não à função...
Mas por quê usar "o novo" e não "o convencional"? Talvez tenha sido este o questionamento do rei...
_ Em lugar de você usar suas habilidades, você vai usar as minhas...( pensou o rei) e Saul põe em DAvi, sua própria armadura( 1 Sm 17: 37-38). Saul não estava "aberto ao novo" que Deus poderia usar!
As ferramentas de Davi, porém não eram as mesmas de Saul, eram " novas possibilidades "  confira no (v.39).
Davi leva seu cajado( sua habilidade comum) , uma funda e 5 pedras ( uma estratégia difefente ) na perspectiva do exército.
Alguém poderia se perguntar, mas porque então Davi também não estava disposto a usar o "novo"? Deus usa pessoas diferentes, com seus próprios dons, talentos, habilidades diferentes para confrontar as usuais, nas quais nos acomodamos! Uma prova de que Davi não rejeitou as armas habituais, é que no final da peleja ele faz uso de uma espada ( instrumento convencional) para completar sua vitória!
Outro questionamento que alguém poderia fazer: mas se Deus era com ele, porque levou 5 pedras ; uma só , não bastaria? Davi como bom pastor de ovelhas estrategista sabia que lobos não andam sozinhos, mas em bandos, da mesma maneira Golias tinhas mais 4 parentes gigantes( 2 Sm 21: 15-22).
Saul e sua turma queriam usar tão somente " o convencional" ( o escudo do rei e as estratégias do seu exército), enquanto DAvi queria "Romper Barreiras" com o " Novo de Deus"!
Que esta lição nos ensine que muitas vezes para vivenciarmos novas experiências de vida é necessário "Romper Barreiras" do comodismo para que não nos tornemos marionetes do " status quo".
"A vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser aluno!" A.Cury
Hoje mesmo pergunte a si:
- Que BARREIRAS estou disposto(a) a rever e vencer para efetuar mudanças necessárias e implementá-las para atingir " O NOVO"?

Pra.Eni A.S.C.Devidé