É engraçado como uma mesma expressão pode ter vários significados, dependendo do contexto onde é aplicada. "BOCA FECHADA" é um exemplo disto. Podemos estar querendo dizer: "Omito minha opinião", " Não julgo", " Estou de regime", " Fique quieta!", " Não murmure!" , " Não reclame!"
Estou escrevendo e me lembrando daquele imagem dos 3 macaquinhos, cada um com uma expressão que lhe é peculiar: "Não falo, não ouço, não vejo!"
Recordei também da figura símbolo da Justiça: Espada na mão, representando a força das suas deliberações; a balança ou o livro, representando o bom senso, equilíbrio, ponderação; e os olhos vendados representando imparcialidade. Ou sem a venda, representando olhos bem abertos !
Aqui no presente texto trago a conotação de que muitas vezes, quanto menos se fala, melhor é!
" Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vem os sonhos , e do muito falar, palavras néscias."Ec 5:2-3
1) PRECIPITAÇÃO É PECADO
" Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado." Pv 19:2
" Então Jó respondeu: Oh! se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balança, se pusesse a minha miséria, esta na verdade, pesaria mais que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras foram precipitadas."Jó 6:2-3
Precipitação é afobação, pressa irrefletida. Se pecar é errar o alvo, precipitação é porque na pressa foi feito ou falado algo não devido. Quando é que este tipo de coisa acontece conosco? Geralmente numa situação angustiante , de dor, sofrimento, espera, urgência, solidão, onde não há conselheiros, amigos, ajuda, onde há falta de esperança, falta de amor, de compaixão, onde houve falta de diálogo, abertura e por aí vai afora....
Michael Dell escreveu: " É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer!"
2) PRECIPITAÇÃO É PERDER O FOCO
Já viu um óculos embassado, ou fora de foco, não se enxerga nada direito. É como o viajante no deserto, que na sua alucinação, vê um oásis que na verdade , não existe! A precipitação é um atalho!
Masahiro Tanaka disse: " O caminho para o sucesso não tem atalhos!"
Quando penso em atitudes irrefletidas, me lembro do Rei Saul
a) Esqueceu que era tão somente Rei e não Sacerdote de Deus e tentou se passar numa função que não lhe cabia por direito, que não lhe fora designada divinamente , daí foi reprovado. O texto bíblico diz que ele na pressa não esperou o Profeta Samuel chegar e ele mesmo ofereceu o sacrificio( 1 Sm 13:8-12).
" Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada." 1 Sm 13:14
b) Fez votos impensados, quando propôs um jejum de pão , quando o exército estava faminto no meio de uma peleja( 1 Sm 14: 24).
c) Desobedeceu às ordens de Deus porque aos seus olhos, os despojos eram preciosos, mas para Deus não era assim...
"Vai pois agora e fere a Amaleque e destrói totalmente a tudo, e nada lhes poupes...E Saul e o povo pouparam a Agague e o melhor das ovelhas e dos bois....respondeu Saul..porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois para os sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto destruimos totalmente." ( 1 Sm 15:3,9,15 )
d) E a mais séria precipitação , quando fez uma consulta indevida em En-Dor ( 1 Sm 28:6):
" Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas."
Quando buscou atalhos, a fatalidade já estava decretada!
Como é que nossas palavras podem não nos levar a pecar contra Deus?
"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti." Sl 119:11
BOCA FECHADA É FÉ NO CORAÇÃO! Ao contrário disso,que BOCA ABERTA seja para profetizar o que Deus tem para aqueles que o amam!
Pra.Eni A.S.Cruz Devidé
Strong998: De "boe"( um grito por socorro)e "theo" (correr).Boethos é alguém que vem correndo quando gritamos por ajuda.A palavra descreve o Senhor como preparado e pronto para correr em direção ao alívio de seus filhos oprimidos quando eles gritam por seu auxílio.
REFLEXÃO

" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
SAUDAÇÃO
O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.
Pesquisar este blog
Quem sou eu
- Eni Devidé
- Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)