REFLEXÃO

REFLEXÃO
" O verdadeiro otimista tem consciência dos problemas, mas reconhece as soluções; sabe das dificuldades, mas acredita que elas podem ser superadas; vê os pontos negativos, mas ressalta os positivos; é exposto ao pior, mas espera o melhor; tem razão para reclamar, mas escolhe sorrir!" William Arthur Ward
Powered By Blogger

SAUDAÇÃO

O propósito deste blog é compartilhar direcionamento de vida cristã e dar apoio, compaixão, assistencia à todos aqueles que se sentem soldados feridos na caminhada do Reino de Deus.

BANNER

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Eni A.S.C. Devidé casada há 35 anos com Ismael Salles Devidé , tem 3 filhos :Poliana (32), Guilherme (30) e Jéssica (26), avós do Miguel, Davi, Samuel, Rafael e Isaque. Ordenados ao ministério desde 1983. Anteriormente missionários da Missão Jovens em Cristo/SP por 12 anos, tanto no Brasil quanto no exterior. Formada pela FAculdade Teológica Batista de S.Paulo e Faculdade Sul Americana/Londrina-Pr, Doutorado em Crescimento da Igreja especificação Pastoral da FAmília; CESUMAR-Centro Universitário Maringa(2009); curso de Personal Life Coaching -Instituto Phocus - PNL- Programação Neurolinguística- Coaching Relacional, Instituto Multifocal/Londrina-PR.Palestrantes na área de Vida Cristã, Família e Coaching Executivo e Relacional. MBA- COACHING APLICADO À GESTÃO DE PESSOAS/PNL ( CESUMAR) Nossos outros blogs : www.chesed-charis.blogspot.com(pastoral) e www.boethos-agape.blogspot.com(devocional)e www.blog-dos-amados.blogspot.com(família)

Flagcounter

free counters

sábado, 10 de julho de 2010

BOCA FECHADA!

 
É engraçado como uma mesma expressão pode ter vários significados, dependendo do contexto onde é aplicada.  "BOCA FECHADA" é um exemplo disto. Podemos estar querendo dizer: "Omito minha opinião", " Não julgo", " Estou de regime",  " Fique quieta!", " Não murmure!" , " Não reclame!"
Estou escrevendo e me lembrando daquele imagem dos 3 macaquinhos, cada um com uma expressão que lhe é peculiar: "Não falo, não ouço, não vejo!"
Recordei também da figura símbolo da Justiça: Espada na mão, representando a força das suas deliberações; a balança ou o livro, representando o bom senso, equilíbrio, ponderação; e os olhos vendados representando imparcialidade. Ou sem a venda, representando olhos bem abertos !
Aqui no presente texto trago a conotação de que muitas vezes, quanto menos se fala, melhor é!
" Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vem os sonhos , e do muito falar, palavras néscias."Ec 5:2-3
1) PRECIPITAÇÃO É PECADO
" Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado." Pv 19:2
" Então Jó respondeu: Oh! se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balança, se pusesse a minha miséria, esta na verdade, pesaria mais que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras foram precipitadas."Jó 6:2-3
Precipitação é afobação, pressa irrefletida. Se pecar é errar o alvo, precipitação é porque na pressa  foi feito ou falado algo não devido. Quando é que este tipo de coisa acontece conosco? Geralmente numa situação angustiante , de dor, sofrimento, espera, urgência, solidão, onde não há conselheiros, amigos, ajuda, onde há falta de esperança, falta de amor, de compaixão, onde houve falta de diálogo, abertura e por aí vai afora....
Michael Dell escreveu: " É fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer!"
2) PRECIPITAÇÃO É PERDER O FOCO
Já viu um óculos embassado, ou fora de foco, não se enxerga nada direito. É como o viajante no deserto, que na sua alucinação, vê um oásis que na verdade , não existe! A precipitação é um atalho!
Masahiro Tanaka disse: " O caminho para o sucesso não tem atalhos!"
Quando penso em atitudes irrefletidas, me lembro do Rei Saul
a) Esqueceu que era tão somente Rei e não Sacerdote de Deus e tentou se passar numa função que não lhe cabia por direito, que não lhe fora designada divinamente , daí foi reprovado. O texto bíblico diz que ele na pressa não esperou o Profeta Samuel chegar e ele mesmo ofereceu o sacrificio( 1 Sm 13:8-12).
" Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada." 1 Sm 13:14
b) Fez votos impensados, quando propôs um jejum de pão , quando o exército estava faminto no meio de uma peleja( 1 Sm 14: 24).
c) Desobedeceu às ordens de Deus porque aos seus olhos, os despojos eram  preciosos, mas para Deus não era assim...
"Vai pois agora e fere a Amaleque e destrói totalmente a tudo, e nada lhes poupes...E Saul e o povo pouparam a Agague e o melhor das ovelhas e dos bois....respondeu Saul..porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois para os sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto destruimos totalmente." ( 1 Sm 15:3,9,15 )
d) E a mais séria precipitação , quando fez uma consulta indevida  em  En-Dor ( 1 Sm 28:6):
" Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por  profetas."
Quando buscou atalhos, a fatalidade já estava decretada!
Como é que nossas palavras podem não nos levar a pecar contra Deus?
"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti." Sl 119:11
BOCA FECHADA É FÉ NO CORAÇÃO! Ao contrário disso,que BOCA ABERTA seja para profetizar o que Deus tem  para aqueles que o amam!
Pra.Eni A.S.Cruz Devidé